Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Visitando Singularity University e Camara de Comercio de Santa Clara

                     Cerca de uma hora de São Francisco está o centro de pesquisa da NASA, que pode ser visto à distância, da Freeway, em função da sua imponência. Dentro deste centro de alta tecnologia está a Singularity University, um centro de desenvolvimento de pensamento disruptivo e de crescimento exponencial.




                Fomos recebidos por Aaron Frank, gestor de desenvolvimento de negócios, que abriu a sua agenda para explicar o pensamento e o funcionamento da instituição, que segundo ele mesmo define, não é uma universidade de modelo tradicional, com currículos ajustados e que permanecem muitos anos sem mudança. Trata-se de um espaço de criação de inquietação e de inspiração para a inovação. A instituição tem cursos que chama de graduação, com dez semanas de duração, programas executivos, com uma semana, e outros de menor duração.
                Durante uma hora tivemos uma intensa imersão em pensamento disruptivo e em novas tecnologias e suas consequências para o futuro da humanidade. Segundo ele, destes alunos, acabam sendo criadas start-ups, que por sua vez podem ser aceleradas dentro do ambiente da Universidade desde que tenham como pensamento projetos capazes de impactar a vida de pelo menos um bilhão de pessoas no período de dez anos.
                Esta é a ambição da instituição, e os projetos desenvolvidos tem este alinhamento. Um deles, Cambrian Genomics, tem o projeto de imprimir em impressoras 3D o DNA, que é gerado por outros desenvolvedores.  



          Após a apresentação, tivemos contato com investidores do Vale do Silício e também com diversas das Start-ups aceleradas no espaço da Universidade. Dentre as empresas que fizeram suas apresentações na busca de investidores estão:  a Focus at will, que produz aplicativos que permitem acessar músicas especialmente editadas para favorecer a concentração das pessoas;  Authentise que está desenvolvendo um software que permitirá o envio criptografado da programação de máquinas para produzir peças e equipamentos; Matternet que produz drones para transportar pequenos pacotes, e que já teve uma atuação importante do período pós terremoto no Haiti, entregando medicamentos; Genome Compile, empresa que está desenvolvendo um  CAD para  synthetic biology e também a Walkmore que produz aplicativos para cooperativas de credito trabalharem os seus processos de análise de crédito.






                Ao final da apresentação, o grupo fez uma visita à Fry´s que é uma das grandes revendas de equipamentos eletrônicos na região do Vale do Silício.
                A próxima reunião que o grupo participou foi no Centro de Convenções da Câmara de Comércio do Condado de Santa Clara. Fomos recebidos pelo presidente e CEO, Steve Von Dorn, pela gerente Geral Lisa Moreno e pelo vice-presidente David Andre. Os três executivos da organização apresentaram detalhes sobre a região do Vale do Silício, também sobre o papel da Câmara de Comércio na atração e manutenção de negócios na região. A Câmara de Comércio de Santa Clara tem também a responsabilidade da gestão do centro de eventos da região, um complexo capaz de receber até dez eventos simultâneos, e que tem um teatro de excelente qualidade, com capacidade de receber até 650 pessoas. Por cerca de duas horas os participantes da missão puderam interagir e questionar os representantes da Câmara de Comércio sobre particularidades do ambiente regional, e falar a respeito das diferenças entre caraterísticas de negócios e de legislação no Brasil e nos Estados Unidos.
                Próximo ao centro de eventos, está o novo estádio do 49´rs, o time de Futebol Americano da cidade de São Francisco, que está sendo concluído, e que, segundo o presidente da Câmara de Comércio, será o mais moderno estádio do mundo em termos de gestão por software de todos os seus ambientes, permitindo inclusive que qualquer pessoa, munida de um smartphone ou tablet, possa acompanhar o jogo, escolhendo ver todos os movimentos de um específico jogador.
                Ao término das visitas, o grupo retornou ao Hotel em Sâo Francisco.







                

Nenhum comentário:

Postar um comentário