Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Visita Centro Histórico FIAT

Nesta manha do segundo dia da programação oficial, o grupo de congressistas realizou visitas técnicas em organizações de relevância no cenário nacional italiano e internacional. Um dos destinos foi o museu histórico da FIAT, onde os congressistas puderam acompanhar um pouco da história daquela grande instituição, ver os primeiros veículos produzidos, e até mesmo tomar conhecimento de que a FIAT produzia turbina de aviões, e até mesmo geladeiras e fogões para os seus funcionários. Também é possível se ver de perto os principais modelos que foram criados pela industria.

Turbina produzida pela indústria, apresentada pela guia

Um dos aviões existentes no museu, que utilizavam as turbinas produzidas pela FIAT

Vista parcial dos carros do museu

O grupo que compareceu nesta visita técnica

Domenico de Masi

Muitas vezes quando conhecemos pessoamente uma personalidade pública, um grande autor, ou um grande conferencista, temos uma forte decepção. Por vezes a pessoa faz na prática coisas muito diferentes do que costuma dizer em suas palestras ou em seus livros. Muitas vezes percebe-se um descolamento entre a prática do dia a dia da pessoa, e o que ela prega que deveria ser feito.
Pois conhecer Domenico de Masi e poder conviver durante um dia inteiro com ele, conversando, trocando idéias, seja num bate papo de cafezinho ou nos momentos anteriores ao painel que ia apresentar, se mostrou na verdade apenas mais uma oportunidade para confirmar que ele realiza na prática aquilo que ele defende. Seus pontos de vista, seu jeito direto, mas ao mesmo tempo simpático parece ser realmente uma característica pessoal. Domenico transpirou a simplicidade dos grandes homens e encantou a todos com a forma como conduziu sua palestra do painel em que participou. Mesmo que não se concorde com todas as idéias apresentadas por ele, a forma como as colocou, e a demonstração da importância dos pontos, faz com que as pessoas o ouçam, reflitam e por vezes revejam seu pensamento sobra a vida, prioridades e outras tantas coisas.
Com certeza a oportunidade de conhecer pessoalmente este magnífico pensador valeu todo o esforço de organização, todo o stress pré e durante o evento.
Trata-se de um ser humano, com H maiúsculo.

Foto com Domênico de Masi, no evento.

Abertura do Congresso Mundial e Forum Internacional de Administracao

Com informações do site do CONSUMIDOR RS, que está aqui conosco cobrindo o evento, apresento as primeiras novidades. (http://www.consumidorrs.com.br/rs2/inicial.php?imgm=n&case=2&idnot=18414)


Abertura oficial do VII Congresso Mundial de Administração e XII FIA, em Torino, Itália
Novas propostas para o 'O Mundo do Trabalho: Uma Visão Prospectiva da Administração'

Na última segunda (11.10), ocorreu a abertura oficial do VII Congresso Mundial de Administração e XII Fórum Internacional de Administração (FIA), com o tema “O Mundo do Trabalho: Uma Visão Prospectiva da Administração”. Participaram da mesa de abertura o Econ. Antonio Graziosi, Diretor de Formação do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho - CIF/OIT, Itália; o Lic. Oscar Mena Redondo, Presidente da Organização Latinoamericana de Administração – OLA, Costa Rica; o Prof. Dr. Sergio Bortolani, Presidente da Facoltà di Economia - Università Degli Studi di Torino, Itália; o Adm. Sebastião Luiz de Mello, Presidente do Conselho Federal de Administração - CFA, Brasil; a Adm. Cláudia Stadtlober, Presidente do Conselho de Administração do Rio Grande do Sul – CRA-RS, Brasil.
Segundo Sergio Bortolani, a Faculdade de Torino é a mais antiga da Europa, sendo fundada em 1404. O interesse na promoção do Congresso recai no fato da participação da Universidade no processo de Bologna, que permitirá um acesso diferenciado no mercado de trabalho. Para tanto, a Faculdade de Economia da Universidade de Torino oferece uma série de ações e promove parcerias com diversos países, incluindo o Brasil e a Argentina, na América Latina. “Tenho certeza que o Congresso, dedicado a um tema central para a economia como um todo, irá enriquecer nossos conhecimentos e dará respostas concretas para enfrentar esse grande problema em nível mundial, que é o trabalho”.
Acrescentando a questão, Sebastião Luiz de Mello comentou que, neste ano, o Congresso visa trazer uma nova perspectiva para o Mundo do Trabalho. Nesse sentido, é necessário exigir que as empresas eliminem de suas práticas o trabalho escravo, bem como o trabalho infantil, práticas que prejudicam o desenvolvimento sustentável. O assedio moral é outra prática que necessita ser discutida. Muitos países possuem legislações antigas, que necessitam de reformulações. A desaceleração da economia mundial pode ocasionar uma crise nos países do G-20. No entanto, o crescimento atual não será suficiente para suplantar a necessidade dos empregos necessários. Dessa forma, a geração de empregos não é suficiente, é preciso ir mais além e construir um trabalho de modo decente. “Esperamos que os administradores possam refletir e repensar as relações de trabalho”, pontou.
Cláudia Stadtlober referiu que o Congresso oferece aos participantes temas emergentes, relevantes, no contexto do trabalho, trazendo um contexto de construções dialéticas de grande valia em mundo que certezas já não existem, que exige uma contínua aprendizagem a fim de oferecer a busca de novas práticas. Assim, os temas tratados no Congresso foram definidos para trazer inquietação, que poderá levar ao movimento e às transformações, gerando uma Administração mais sólida e dirigida a organizações eficazes.
Wagner Siqueira abordou que é necessário levar as pessoas a interpretarem e agirem. Uma visão mais atenta da história revela que as teorias das organizações são restritas e estreitas para comportar as várias formas de trabalho e de mercado existentes na atualidade. Tais teorias não podem ser re-editadas, repetidas, sendo importante e urgente encontrar novos rumos e caminhos. Como ferramentas, prestaram, prestam e prestarão ainda por muito tempo. Contudo, o significado humano está muito acima de valores apregoados por essas teorias. Em certa medida, essas teorias são eticamente incorretas ao priorizarem os aspectos financeiros em detrimento dos humanos, sendo necessário re-editar a ética subjacente a essas teorias. Assim, o Congresso vem a apresentar um repensar das teorias que embasaram historicamente os processos de trabalho.
De acordo com Oscar Mesa Redondo, os integrantes da Organização Latinoamericana de Administração sonham com eventos dessa natureza, que fortalecem o papel central do administrador. Pois, acreditam que o administrador deva participar, direta e indiretamente, das economias das organizações. Além disso, os administradores devem atuar como um agente de transformação, compartilhando a formação das organizações. “As organizações e as economias avançam de forma tecnológica, econômica e financeira. Por isso, as políticas econômicas, ambientais e tecnológicas precisam de novos modelos e novas formas de direções. Para isso, o Mundo do Trabalho deve estar diariamente em discussão. Todos os países latinoamericanos devem trabalhar em conjunto”.
Finalizando a abertura oficial do Congresso e iniciando com a conferência “A Geração de Trabalho Decente x Crescimento Econômico Sustentável”, o conceito de trabalho decente foi comentado por Antonio Graziosi. Segundo o especialista, o termo foi criado recentemente pela OIT e ainda é pouco difundido. Por isso, torna-se necessário uma maior difusão do tema no âmbito das organizações, espaço oportunizado pelo Congresso. O objetivo da OIT, tendo como agenda o trabalho decente, é desenvolver oportunidades para que homens e mulheres possam manter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana.
Mediante a esse enfoque, Graziosi comentou que a OIT compreende como trabalho de qualidade aquele que o trabalhador tenha proteção enquanto trabalhe e quando saia do trabalho. Com esse enfoque, a OIT possui uma estruturação tripartite, na qual representantes governamentais, empregadores e entidades representantes dos trabalhadores participam de igual modo, na prerrogativa de que as melhorias sociais no âmbito do trabalho são resultados de consensos entre esses diferentes atores. Dessa forma, a OIT promove recomendações, geradas no consenso entre os atores representantes, que são diretrizes para os países membros. Nesse enfoque, a OIT, atualmente, busca a promoção do trabalho decente no contexto da globalização.
Graziosi assim alertou que o trabalho “menos ético” pode gerar lucros imediatos, mas que é importante que se observe que essa forma de trabalho poderá inviabilizar o crescimento econômico e financeiro mundial e dos países em longo prazo, pois é o trabalho que propicia que as famílias possam sair da pobreza e pode gerar o crescimento sustentável dos Estados. “A mensagem da OIT é que a política econômica para ser sustentável tem que conciliar a política econômica e a política social, tem que ser especificamente dirigida à criação de políticas em prol do emprego através do aumento do número de empregos e de investimentos através das políticas fiscais, distributivas e monetárias”, afirmou.
Percebe-se, portanto, que o Congresso desponta-se como um palco para a discussão de novos modelos para o Mundo do Trabalho, priorizando o trabalho decente como uma de suas prerrogativas. A noção que permeia essas discussões é que o crescimento econômico futuro, para que possa ser sustentável após a crise que rege as economias mundiais, deve ser construído com base na proteção ao trabalho e ao trabalhador em suas dimensões sociais. A preocupação que desponta, seja por parte da OIT ou dos Conselhos de Administração que promoveram o Congresso, é a solidificação de novos parâmetros econômico-financeiros para os mercados globalizados, priorizando as políticas sociais como base para a aquisição de economias locais sustentáveis.
Antes da abertura oficial, na parte da manhã, os participantes do Congresso tiveram a oportunidade de realizar um tour para conhecer a cidade de Torino, Itália, onde ocorre a primeira parte do Congresso. Confira, abaixo, fotos da cidade de Torino. 

sábado, 8 de outubro de 2011

Tudo pronto para o Congresso

Estou aqui em Turim desde sexta-feira, dia 7 de outubro. Logo na chegada já foram sendo feitas reuniões com os principais fornecedores locais, onde ainda restavam definições a serem feitas, bem como com a parte da equipe que já estava aqui, em especial as pessoas ligadas a operadora de transporte, logística e turismo. Finalizando, uma visita a Villa Sassi, local onde será realizado o jantar especial de encerramento no dia 12 de outubro, aliás, maravilhoso. Com certeza vai permitir um jantar memorável.
Com a Universidade, reunião para repassar todos os pontos e verificar pequenos detalhes que serão necessários ajustar. Detalhes de cerimonial, entrada de pessoas, funcionamento das atividades paralelas.
Agora, 22h 15 min hora de Turim, a maior parte dos congressistas que vem do Brasil já estão sobrevoando o oceano em diração a Milão, e posteriormente a Turim. Trata-se justamente daquele momento onde nada mais resta a fazer, a não ser lembrar a famosa frase de Julio Cesar "Alea jacta est", e saber que a sorte está lançada.
Amanha pela manha estarei me deslocando para Milão para auxiliar na recepção dos 200 brasileiros que estão chegando provenientes de 24 estados do nosso Brasil.
Agora é trabalhar e aproveitar o congresso.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

De volta

Apos o nascimento do meu filho, Gabriel Lucas, a agenda ficou ainda mais complicada do que já era, e o blog ficou um pouco parado. Mais ainda quando ele ficou doente com pouco mais de 50 dias de vida.
Mas agora as coisas estão um pouco mais organizadas, e o blog voltará a ativa. E a partir de amanha haverá notícias sobre o VII Congresso Mundial e XII Forum Internacional de Administração - http://www.mundialdeadministracao-fia.com.br/ que se inicia domingo, em Turim e depois em Genebra. Já estou em deslocamento para a Itália.