Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Complexo de vira-lata e o Primeiro Mundo

Parece que virou uma forma recorrente de se referir às críticas que são feitas aos problemas de nosso país. Desde o governo passado, as autoridades do governo federal acabam utilizando-se desta figura de linguagem para se defender quando surge algum problema mal resolvido, ou quando a imprensa ou os cidadãos acabam manifestando a sua voz de contrariedade com relação as coisas que acontecem em nosso Brasil.
Basta dizer que estamos preocupados com o andamento das obras da copa do mundo, ou que estamos preocupados com o andamento das obras do PAC, para ouvir das autoridades federais que o brasileiro tem complexo de vira-lata, que setores da sociedade não querem ver o Brasil crescendo e se desenvolvendo, ou mesmo que existem pessoas que não estão satisfeitas com o forte incremento no poder de compra da classe C, aquela que de fato aqueceu o consumo em nosso país nos últimos aos.
Todas estas afirmações são meras desculpas que são dadas quando não existe o que dizer sobre os assuntos em quest ao. Afinal, estamos já quase na metade do ano de 2011, nos aproximando velozmente da copa do mundo de 2014, e os problemas que tínhamos nos anos anteriores permanecem iguais ou piores. Os aeroportos do Brasil, alguns deles com uma taxa de utilização comparáveis aos mais ativos aeroportos do mundo, continuam com seus problemas de super-lotação, de falta de estrutura, ou mesmo de falta de condição de operação normal em caso de adversidades metorológicas, como o de Porto Alegre ou Curitiba. As nossas grandes cidades continuam com a mesma estrutura viária, cada vez mais sobrecarregada de automóveis, que a população brasileira, com o poder de compra fortalecido, compra em suaves 80 parcelas ou mais.
Quando se diz que no ritmo atual chegaremos no período da copa do mundo com a infra-estrututa insuficiente, que nossos aeroportos não estarão prontos para o acréscimo de movimento que teremos, que nossas cidades permanecem sem as adequadas condições de infra-estrutura básica para atender este grande evento, que estaremos ouvindo ? Claro, que temos complexo de vira-lata.
Difícil entender porque no Brasil se demora tanto para fazer as coisas, se deixa tudo para a última hora, para o último segundo. Parece mesmo que existe uma deliberada vontade de que os projetos necessitem ser desenvolvidos em caráter de urgência, onde os controles acabam flexibilizados, e os custos catapultados a estratosféricos valores.
Quando se tem a oportunidade de visitar cidades de países de primeiro mundo, como Genebra, se percebe que a distância que nos separa daquela realidade ainda é muito grande. Um lugar onde o transporte coletivo eficiente, adequado, atende as necessidades da população. Onde as pessoas se deslocam de bicicleta de suas casas até as estações de trem ou de metrô para então se utilizarem deste serviço, e ao final do dia fazer o caminho inverso. Os bondes modernos, ou VLT’s – Veículos Leves sobre Trilhos, completam as opções de transporte, com agilidade, sem poluição e muita adequação.
Dizer a verdade não é ter complexo de vira-lata, é apenas ser realista. Parece que os únicos que não percebem que mudanças importantes na forma de fazer as coisas precisam ser feitas, e feitas já, são justamente aqueles que possuem o mandado emprestato pela população para fazerem.
Corre-se o risco de assumir um discurso de que em função do crescimento econômico acentuado dos últimos anos, leia-se desde a instituição do plano real, e consequente melhora dos principais indicadores de nosso país, desde IDH até risco Brasil, tudo está perfeito, e nada precisa ser mudado.
A verdade é que para chegarmos perto da realidade que países verdadeiramente de primeiro mundo hoje possuem, como Canadá e Suiça, precisamos primeiro aceitar que é necessário mudar a forma de fazer as coisas, a forma de gerir a coisa pública, e a forma de encarar a educação. Depois que se assumir esta necessidade de mudança e se começar gradativamente a fazer algo para que isso venha a acontecer, é que se poderá falar de fato em desenvolvimento sustentável, duradouro, amplo, geral e irrestrito. Caso contrário, correremos o risco de nos tornarmos todos vira-latas afogados pela ausência de um desenvolvimento econômico que poderia vir a ser ser um tsunami, mas que acabou sendo apenas uma marolinha.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reunião e visita à sede da OIT em Genebra

Para encerrar os compromissos oficiais da missão de inspeção e organização da Comissão Organizadora do XII Forum Internacional de Administração e do VII Congresso Mundial de Administração, foi realizada uma visita a sede da OIT em Genebra. Fomos recebidos pelos seguintes representantes desta instituição: Anita Amorim, Especialisa em Relações Internacionais; Pedro Américo Furtado de Oliveira, Especialista Sênior em Trabalho Infantil e Diálogo Social; Carlos Carrión Crespo, Especialista em Serviços Públicos e Maria Beatriz Mello da Cunha, Analista de Programas.
Durante a reunião foi apresentado o projeto dos eventos a serem realizados este ano em Turim, o qu acabou motivando diversas novas idéias propostas pelo grupo da OIT. Cada um dos membros relatou as suas atividades e trouxe propostas de trabalhos conjuntos a serem desenvolvidos no futuro.
A reunião foi encerrada com uma visita a sede da OIT, ao plenário e às diversas instalações utilizadas por este importante organismo multilateral internacional.


  

sábado, 7 de maio de 2011

Deslocamento para a Suiça

Neste sábado, os membros do comitê gestor brasileiro do XII FIA e VII Congresso Mundial de Administração se deslocaram de Turim na Itália para Genebra, na Suiça, onde serão realizadas as próximas reuniões referentes ao evento.
Em função da geo-política peculiar da Europa, deu-se um fato curioso, que em pouquissimos lugares do mundo é possível de ocorrer. Há alguns anos atrás no Rio Grande do Sul em compromisso profissional, tive a oportunidade de fazer as refeições do dia em 3 diferentes países: café da manhã no Brasil (Bagé), almoço no Uruguai (Rivera) e jantar na Argentina (Passo de los Libres ). Esta situação inusitada repetiu-se neste dia, quando tomamos o café da manhã na Itália em Turim, almoçamos na França na pequena cidade de Domancy, e jantamos na bela e cosmopolita cidade de Genebra na Suiça. Todo o deslocamento, incluído o almoço, se deu em menos de 4 horas, em uma ampla auto-estrada, na maior parte do tempo, e com a companhia de inúmeras montanhas que fazem parte dos Alpes, além de muitos tuneis, diversos deles com mais de 2 km de extensão, por baixo de montanhas de mais de 4 mil metros de altura. Passamos também pelo maior dos túneis, aquele que fica sob o Montblanc ( ou Monte Bianco ), que tem cerca de 12 km de extensão, e que nos conduz até a entrada da cidade de Genebra, já dentro do território da Suiça, nação que não faz parte da Comunidade Econômica Europeia.
Genebra, por sinal, é a grata surpresa desta viagem, no sentido de que se trata de uma elegante cidade, onde grande parte das Organizações Internacionais multilaterais estão instaladas, desde a OIT até a FIFA. Por todos os lados se ouve sotaques diferentes, se vê pessoas de etnias diferentes, discutindo em idiomas por vezes difíceis de se identificar.
Os últimos dias dessa nossa viagem  preparatória ao evento se darão nesta cidade.

Cidade de Genebra

Proximidades do Lago Genebra

Os Alpes, próximo a fonteira entre Itália e França

Reuniao com OIT Turim

A tarde da sexta-feira, dia 6 de maio foi marcada pela visita que o grupo brasileiro fez a sede do Centro Internacional de Treinamento da OIT - Organização Internacional do Trabalho, com sede em Turim. Inicialmente fomos recebidos pelo Sr. Fernando Fonseca, responsável por programas de educação e intercâmbio. Através dele, conhecemos as instalações do centro de treinamento, visitando área administrativa e a área reservada para ações de treinamento e eventos. O centro de eventos é muito moderno com equipamentos da mais nova geração e a capacidade de atender um grande número de visitantes e participantes de cursos dos mais diversos lugares do mundo. Possui também hospedagem para os participantes dos cursos oferecidos pela instituição, bem comotoda a infra-estrutura de alimentação e lazer para melhor acomodar estas pessoas.

Ao finalda visita guiada fomos recebidos pelo Diretor Adjunto da OIT Turim, Sr. Dario Arrigoti, pelo Diretor dos Programas de Formação, Sr. Antonio Graziosi, pela Coordenadora de atividades para América Latina e Caribe, Sra. Mara Cerdeiro e pelo Chefe dos serviços administrativos, Sr. Giuseppe Zefola. Apos as devidas apresentações, o Adm. Valter Lemos fez uma apresentação do evento, conjuntamente com os demais membros da equipe brasileira. Foram levantadas as diversas formas possíveis de parceria entre as instituições, de modo a garantir o aproveitamento das mais adequadas competências dos envolvidos em cada aspecto da organização.

Ao final da reunião, ficou acertada a participaçào da OIT Turim como parceira estratégica institucional, de divulgação, indicação de palestrantes e painelistas, bem como na facilitação dos processos logísticos que venham a ser necessários. Outros possíveis pontos de participaçào da instituição no evento serão estudados nos próximos contatos.

Fernando Fonseca apresentando o Centro Internacional de Treinamento ao Grupo

Administradores Valter Lemos, Rogério Bohn e Sérgio Lobo

Vista parcial do Centro Internacional de Treinamento da OIT Turim

Reunião com Reitor da Universidade de Turim

Na manhã desta sexta-feira, dia 6 de maio, tivemos a mais importante reunião da viagem de inspeção e organização do XII FIA e VII Congresso Mundial de Administração.
Após a reunião do dia anterior com o Prof. Dr. Lorenzo Vasile, com quem conversamos discutindo detalhes do projeto e também que nos apresentou toda a infra-estrutura da Faculdade de Economia  da Universidade de Turim, tivemos a reunião com a tdo o grupo de trabalho designado pelo reitor, bem como com o próprio dirigente.
O reitor, Prof. Dr. Sergio Bortolani nos recebeu na sala da direção, juntamente com a Profa. Dra. Stefania Ninatti, vice-presidente para relações internacionais, com o Prof. Dr. Mauro Reginato, e com o Prof. Lorenzo Vasile. Após as devidas apresentações, fizemos uma detalhada explanação a respeito do congresso e da forma de condução e detalhamento que estão estruturadas. Foram discutidos aspecto relacionados a forma de participação da Faculdade de Economia da Universidade de Turim no evento, bem como o detalhamento da temática, a formação do comitê técnico, bem como do grupo de avaliadores da Universidade para análise e seleçào dos papers que forem enviados, após a chamada de trabalhos, em idioma italiano ou inglês. Discutiu-se os papeis de cada parceiro envolvido, bem como questões referentes aos horários e datas do evento, a estutura física do mesmo, além de aspectos ligados a logística e infra-estutura.
Ao final da reunião, o reitor garantiu a participação da Universidade como parceira dentro das condições que foram discutidas e negociadas com a equipe brasileira presente ao evento. Foi uma reunião muito positiva, que garantiu a realização do evento da forma como havia sido concebida  o envolvimento de forma profunda da Faculdade de Economia da Universidade de Turim em todos os principais aspectos do evento.
Termida esta reunião de carácter estratégico, foi imediatamente realizada outra reunião, de caráter mais tático e operacional, para detalhamento de procedimentos operacionais e definição de papeis, com a Profa. Stefania Ninatti e com a Sra. Suzanna Graziano.
no término das reuniões o grupo brasileiro saiu com a certeza de que mais um grande evento será realizado.

Reunião entre equipe brasileira e italiana


Foto com os membros da Universidade de Turim e da equipa brasileira

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visitas aos Hoteis em Turim

Na tarde desta quinta-feira, os membros da comissão organizadora que estão fazendo a visita de inspeção a Turim com o objetivo de realizar todos os ajustes necessários à realizaçào do XII Fórum Internacional de Administração e do VII Congresso Mundial de Administração estiveram realizando visitas aos diversos hoteis que estão sendo sondados para acolherem os participantes brasileiros do congresso. Dentro desta análise, foram visitados 6 hoteis.
Foram inspecionados os quartos dos hoteis, bem como a recepçào e os principais serviços, além das áreas comuns. Também foram analisadas as disponibilidades dos hoteis relativamente a área para realizaçào de coquetel de abertura e/ou jantar de encerramento.
Também foi visitado o Centro de Eventos Lingotto, dentro a antiga fábrica da FIAT em Turim. trata-se de um espaço moderno, com salas que tem condições de acomodar desde 1900 pessoas ( a maior ) até 30 pessoas ( a menor ). O centro de eventos possui acesso ao Shopping Center 8, que fica também na antiga fábrica da FIAT, juntamente com dois hoteis da rede NH.

Visita Universidade de Turim

Na manhã desta quinta-feira, estivemos realizando a primeira visita de inspeção na Universidade de Turim. Fomos recebidos pelo Prof. Dr. Lorenzo Vasile, que realizou uma apresentação sobre a universidade. Circulamos por todo o campus onde fica localizada a Faculdade de Economia. O prédio que tem mais de 400 anos foi construido em forma de ferradura originalmente. Ao centro da ferradura, existe uma velha cisterna de mais de 600 anos, ao redor da qual foi construida a nova e moderna área da faculdade. A área mais antiga era um abrigo para idosos que posteriormente foi transformado em ambiente de salas de aula. Conhecemos os diversos ambientes da Faculdade, bem como diversas salas de aula, que tem desde 50 até 400 lugares. Interessante notar que em diversas aulas os professores utilizam retro projetores como instrumento de apresentação. Na Faculdade a frequencia dos alunos não é obrigatória, o que faz com que nos períodos anteriores àsavaliações, muitos não venham a aula para realizar seus estudos em casa. Durante a visita fomos acompanhados também pela aluna Marianna Ambrosio, do curso de economia, que serviu de tradutora. Ao final da visita, conversamos com o Prof. Vasile sobre algumas idéias para o Congresso, quais os ambientes mais adequados, dentre os que visitamos, e também discutimos aspectos referentes a possibilidade de utilização de alguns dos espaços do campus para realização das refeições.
Foi um encontro muito positivo, que terá continuidade amanhã, onde seremos recebidos pelo reitor para acertar todos os detalhes da parceria de realização do evento.





quarta-feira, 4 de maio de 2011

Turim e Milão

Visita a MIP de Milão

Dentro de nossa viagem preparatória do Congresso Mundial e Fórum Mundial de Administração, tivemos hoje pela manhã uma importante visita à Escola de Administração do Instituto Politécnico de Milão. Fomos recebidos pelo Diretor, Sr. Giuliano Noci que nos apresentou a instituição e falou a respeito de sua atuação. Também prticipou da reunião a Sra. Ilaria Fava, Gestora de Relações Internacionais. O Instituto Politécnico é uma instituição pública, mas a escola de Administração, no formato das Business School, tem participação também de empresas privadas em seu controle. Assim, grandes empresas como a Fiat e a Pirelli, fazem parte do conselho da MIP, são detentoras de parte do controle da mesma, e além disto, acabam utilizando-se dos próprios serviços da Faculdade para preparar os seus profissionais. Trata-se de um interessante círculo virtuoso, que gera resultados interessantes, como nos comentou o Prof. Giuliano, que manifestou que nos últimos 5 anos, o faturamento da Business School foi multiplicado por seis.
Tivemos a oportunidade também de fazer uma visita a instituição que tem um foco prioritário dos países do BRIC - Brasil, Índia, China e Rússia, com cursos desenvolvidos in company para empresas destas nações em especial. Segundo ele, o Brasil é um parceiro estratégico para a Universidade e mais ainda um Conselho que representa mais de 300.000 profissionais.
Também foi apresentado para nós parte do portfólio de cursos disponibilizados pela instituição, que vão deste a graduação, até o pós graduação latu senso, bem como os MBAs que aqui na Europa são considerados cursos de pós graduação strictu senso, ou seja são mestrados.
Trata-se de uma instituição muito organizada e que está instalada há dois anos em uma região que anteriormente abrigava uma série de indústrias. Hoje, a área remodelada abriga um dos campus da Universidade. Juntamente comigo estavam os Conselheiros Federais do CFA Valter Lemos e Sérgio Lobo. Agora, seguindo para Turim, onde continuaremos a nossa agenda.


Aeroporto Salgado Filho e o tempo

O início de nossa viagem de inspeção aos locais e instalações do VII Congresso Mundial de Administração e XII Forum Internacional de Administração poderiam ter sido melhor.

Em Porto Alegre, qualquer pessoa mais ou menos experimentada nas lides de viagem, sabe que não se pode marcar vôos com saída no início da manhã, em especial nos meses de outono e inverno, pois basta um pouco de neblina para que o aeroporto feche e nenhum vôo possa pousar ou decolar. Assim, agendamos o nosso vôo para as primeiras horas da tarde, com tempo suficiente para chegar a São Paulo e pegar o vôo para Milão.

Entretanto,  Porto Alegre amanheceu com uma chuva fina mas constante, e uma neblina forte, que manteve fechado o aeroporto desde o início da manhã. Resultado ? Aquela incerteza angustiante que se vive em um aeroporto quando se tem outros vôos que dependem de se chegar a tempo, e compromissos importantes agendados do outro lado do mundo. Pessoas que estão confiando em nossa palavra e aceitam, mesmo sem ter conhecido pessoalmente, desenvolver importantes projetos em conjunto, sentar e conversar.

E isso pode ficar prejudicado em função de um prosaico nevoeiro que impede os vôos de chegarem a Porto Alegre e por consequencia, de sairem a tempo de se tomar o vôo ao destino final.

A pergunta que poderia se fazer é se foi este ano que se iniciou esta dificuldade no aeroporto de Porto Alegre . A resposta ? Nao. Entao foi ano passado, poderia fazer a pergunta algum parceiro internacional do evento, tentando entender a falta de solução para o caso. Resposta ? Claro que não. Desde que o aeroporto Salgado Filho existe, e já se vão muitas décadas, ocorre esta dificuldade. Mas então, porque as autoridades responsáveis não tomam as devidas providências para os evitar prejuizos causados  pelos contínuos atrasos dos vôos, perdas de conexões, perdas de negócios e de paciência ?

Pergunta sem resposta. Pode-se atribuir a falta de solução a uma série de organismos governamentais, pode-se jogar a culpa para a prefeitura, o governo do estado, o governo federal, mas isso tudo é pouco relevante. O fato é que pelo que se sabe, a solução deste problema passa pela instalação de equipamentos adequados para permitir a aproximação dos aviões mesmo com reduzida ou nenhuma visibilidade.  E que para isso é necessário também ampliar a pista do aeroporto.  E que para isso era necessário se realocar um grande número de famílias que estavam vivendo na cabeceira da pista.

O detalhe, é que as famílias foram relocadas pela prefeitura. Falta as demais instâncias assumirem a responsabilidade e resolver de uma vez este problema.

Ou será que vai se esperar a copa do mundo de 2014 para que  Brasil faça um fiasco gigantesco no aspecto de logística interna de transporte ?

Quantoao vôo, foi possível pegá-lo a tempo em São Paulo, após interminável espera no Aeroporto Salgado Filho. Eu consegui pegar. Mas muitas pessoas que estavam aguardando seus vôos não conseguiram. Até quando ?

Agora, rumo a Milão.