Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A lei sobre as palavras de origem estrangeiras - esperança ?

Alguns comentários sobre esta absurda lei e os seus desdobramentos

Pensamentos em video

Segue o primeiro video com comentários

sábado, 23 de abril de 2011

Pensamento de Administrador no Youtube

Estou iniciando a inserir comentários gravados e entrevistas lá no Youtube. Preparei uma vinheta de abertura para dar início aos trabalhos. Nos próximos dias, estarei gravando os primeiros comentários. Ah sim... a vinheta está abaixo. Quer dar uma olhada ?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

E quando se pensa que já se viu de tudo...

Nesta Páscoa, muitas pessoas aproveitaram o feriadão de 4 dias, aliás o último do ano, para dar uma fugidinha até a praia, aqui no RS. Um dos caminhos mais frequentes para se fazer esta viagem é através da free-way. Para estas pessoas, no entanto, terá de ser dado um feed-back. Apesar da performance dos nossos políticos nos últimos anos, parece que eles conseguiram mais um feito inacreditável. Parece que fazem questão de fazer um marketing negativo, cada vez de forma mais intensa. Opa !! Perdão !! Se a nova lei aprovada aqui na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul de fato for sancionada pelo nosso governador, este texto teria que passar por importantes alterações. Nada de se escrever free-way, feed-back, performance ou mesmo marketing. Afinal, são palavras de origem norte-americana. E segundo um "brilhante" deputado gaúcho, devemos lutar contra o "imperialismo cultural", e por isso, nada de de usar palavras em idiomas estrangeiros. E os teros técnicos das profissões, como ficam ? E aquelas palavras que já são costumeiramente utilizadas pelas pessoas em seu dia-a-dia ?  Como fica o blu-ray, substituto do DVD ? Vai virar o raio azul ? Ridículo.
Parece que uma das justificativas seria a defesa do idioma nacional, e foi inclusive citado o caso de Quebec, no Canadá, única província daquele país, e única região da América do Norte que fala o idioma francês. Excelente local, maravilhosa região e povo super simpático. E realmente, naquele caso, envolvido pelo Canadá e muito próximo dos Estados Unidos, deve existir um esforço para preservar o idioma nacional, francês. Mas aqui ?
Qual a ameaça ? Sermos invadidos pelo idioma espanhol ? Sim, afinal estamos cercados de idioma espanhol por todos os lados. Mas não... a preocupação é basicamente com o inglês. Dá pra entender ?
Mais interessante ainda é que se formos ao fundo nesta questão, podemos perceber que, na verdade, os " invasores imperialistas" do Brasil foram os Portugueses. Sim, não foram eles que em 1500 estiveram aqui para acabar com a paz de nossos índios e impor sua cultura, sua religião e ... sua... língua ?
Então quem sabe este nobre deputado poderia pensar em alterar a lei, obrigando que de fato o idioma "mãe" do Brasil tenha que ser falado, e todas as outras palavras de origem diferente, não mais permitidas ?
Deste modo, brevemente teríamos este texto escrito em tupi-guarani, e quem sabe aboliríamos totalmente o português das escolas, língua também imposta pelos imperialistas portuguêses ?
Lamentável. Penso que existe tantas coisas muitíssimo mais importantes para se preocupar do que em querer impor, o não uso de determinadas palavras, e impedir o que de mais rico existe em nosso país, que é o mix de culturas.
Bom.. por enquanto ainda podemos utilizar a palavra mix. Deputados... vamos nos preocupar com coisas verdadeiramente relevantes ?