Reflexões compartilhadas

Você está convidado a visitar esta forma de compartilhar um pouco do meu pensamento. Volte sempre que quiser, e não deixe de declarar suas concordâncias e discordâncias, com relação aos meus pontos de vista.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eleições no Sistema CRAs/CFA

Este ano, como acontece a cada dois anos, o Sistema CRAs/CFA estará realizando eleições para renovação de 2/3 de seus plenários. O trabalho dos conselheiros dos Conselhos Profissionais é voluntário e tem sua importância demonstrada em função do crescimento importante que todas as profissões vem tendo, em função do aumento do acesso da população aos cursos superiores. Os conselhos profissionais tem a função de zelar para que profissionais habilitados estejam encarregados de desenvolver suas atividades e atender a população dentro de suas empresas. No caso do CRA/RS, este ano, de forma inédita, haverá 4 chapas concorrendo. Isto demonstra a visibilidade e a credibilidade que a instituição vem ganhando a cada ano, juntamente com o aumento do número de profissionais registrados. A chapa que contém os representantes do grupo que vem desenvolvendo o no Conselho, é a chapa 2, chapa de situação. Liderados pela atual Vice-presidente Administrativa do CRA/RS Cláudia Stadtlober, o grupo representa a inovação, renovação e também a continuidade dos trabalhos. Para o Conselho Federal, o Adm. Valter Lemos representa esta chapa como candidato, emprestando sua experiência adquirida ao longo dos anos, em diversas atividades junto ao sistema CRAs/CFA. Tenho a segurança de apoiar este grupo por se tratar de pessoas competentes, que vem demonstrando seu empenho e seriedade ao longo dos anos. Mas o mais importante é o crescimento de um sistema que representa todos os profissionais graduados em Administração, responsáveis pela gestão das instituições dos mais variados campos de atividade. Parabéns aos Administradores.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Metrô de SP

Nesta minha rápida viagem para São Paulo, tive a oportunidade de conhecer  algumas das novas estações da nova linha amarela. Fiquei positivamente surpreso, pois  as novas estações são completamente diferentes das antigas. Na verdade, os novos trens, e a própria nova linha, a  amarela, também é bem mais moderna.
Os trens permitem que as pessoas o atravessem de ponta a ponta, procurando o melhor para ficar, sem a necessidade de ficar dentro do vagão que entrou. As linhas antigas do metro, continuam iguais, as estações enrmes ( em especial as mais antigas ), os trens com menos conforto, o ar condicionado pouco eficaz. Mas realmente a nova linha amarela me impressionou.
A exemplo dos metrôs de Hong Kong e de Dubai, a nova linha do metro de São Paulo tem uma proteção na plataforma de espera, de modo que é virtualmente impossível para qualquer pessoa cair nos trilhos enquanto espera a chegada da composição. Enquanto o trem não chega, ficam fechadas estas portas, desta proteção de vidro temperado transparente. Quando a composição chega, as portas do trem abre, e posteriormente abrem as portas desta parede protetora. Eficaz, para proteger.
O unico detalhe é que em Hong Kong e em Dubai, além de proteger contra uma eventual queda, estas paredes protetoras se extendiam até o teto, de modo que evita-se o desperdício do ar condicionado. Não é o caso de São Paulo.
Mas de qualquer modo, é um grande avanço em termos de qualidade de transporte coletivo na capital paulista. Resta saber se algum dia, algo parecido chegará aqui em Porto Alegre.
Esperar para ver.

Reunião com Escritório de Quebec

Nesta semana passada, participei da ultima reunião com os colegas de Quebec, antes do Congresso. A reunião mais uma vez foi no Escritório de Quebec em São Paulo, sendo que os colegas da Universidade Laval e do Governo de Quebec que estavam na cidade de Quebec, participaram por meio de video conferência.
A reunião foi muito boa., e todos os assuntos do congresso foram tratados, de modo que as principais questões estão totalmente resolvidas, faltando alguns pontos menores a serem discutidos ao longo dos proximos dias, e mesmo quando de nossa chegada lá em Quebec. As visitas técnicas também estão organizadas, sendo que teremos duas em Quebec e três em Montreal, algumas delas que certamente irão despertar muito interesse e curiosidade por parte dos participantes do Congresso.
Quando chegarmos lá, a partir de 11 de setembro, a temperatura será amena, nada como os -28 graus que eu peguei quando estive por la a primeira vez. Será até mais quente que os 10 graus que sentimos, agora em Maio, quando de nossa viagem para tratar da organização do evento.
Mais informações do evento em www.mundialdeadministracao.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O trabalho e a saúde

A cada dia os profissionais são mais e mais cobrados a respeito de seu desempenho, dos resultados que são capazes de gerar, e do que verdadeiramente conseguem desenvolver, que faça a diferença na sua organização.

A cada dia, mais e mais pessoas entram na espiral do trabalho, onde se gira cada vez mais rápido, e não se sabe  qual será o destino e o resultado que se tem. Por mais rápido que se gire, por mais veloz que se seja, parece que não é suficiente para gerar o resultado que a empresa precisa, para atender os clientes, para gerar o dinheiro para pagar as contas do dia a dia e para conquistar aqueles sonhos que se tem.
Consequência disso ? Gripes, cada vez mais frequentes, dores de cabeça, tonturas, enfim, aqueles avisos que o corpo nos dá, de que estamos abusando da máquina.
Como muitas vezes nos consideramos sobre-humanos, e achamos que nada vai acontecer conosco, o trabalho continua no mesmo ritmo, talvez ainda mais intenso para recuperar aqueles momentos em que nao foi possível estarmos 100% em função de um ou outro problema de saúde.
Até que um dia a máquina para de vez. E somos obrigados a ficar por algum tempo em casa, ou em um hospital, ou quem sabe, em casos mais extremos, somos obrigados a ficar definitivamente em nossa morada eterna.
Por isso, é fundamental que se perceba os recados que o corpo nos dá, e que se trabalhe com o empenho que precisamo, e que a empresa exige, mas que nunca se deixe de cuidar do bem mais precioso e frágil que nós temos: o nosso corpo.